Basicamente para a criação de um site, é necessário três itens fundamentais:
- O registro do domínio;
- Serviço de hospedagem de arquivos;
- O desenvolvimento do site propriamente dito;
Anos atrás, o serviço de hospedagem (até com suporte a itens mais complexos como linguagem de programação e banco de dados) era mais comum obter gratuitamente. Já os domínios, sempre foram limitados a disponibilidade e sempre no formato de "subdomínio", exemplo: seunome.fornecedordoservico.com.br
Atualmente, um serviço bastante conhecido para quem quer "poupar" na hora de colocar um website no ar é o www.wix.com. Como toda e qualquer plataforma de serviço, está sujeita a limitações.
Agora, falando em desenvolvimento personalizado e exclusivo, antes de iniciar os trabalhos, você tem que verificar se o domínio que deseja, está disponível. Abriria um parêntese aqui, pois isso pode ser tão decisivo em um negócio, principalmente se for uma empresa nova, levando a ser um fator decisivo para a definição do nome da empresa. Se se estiver disponível, é importante registrá-lo o quanto antes, para que ninguém o faça. Com o domínio garantido, você pode partir para a hospedagem e o desenvolvimento do site, que é a parte mais complexa do processo, quando achar mais conveniente.
Veja uma explicação mais detalhada, sobre cada um dos passos.
1º Passo – Registar o Domínio
O Domínio, é o seu endereço na internet, como por exemplo www.seusite.com.br. É através dele que as pessoas vão localizar e acessar o seu site.
Quando você cria uma marca, uma empresa, é fundamental que você já pense no seu eletrônico e o registre, como dito acima. Mesmo que o site não seja criado imediatamente, garantir o domínio, pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio.
Os domínios são registrados em Órgãos competentes, geralmente com taxas anuais.
Para sites nacionais, recomenda-se utilizar a extensão ".com.br", onde o órgão competente é o "NIC.br" -> www.registro.br (abrangendo qualquer extensão terminada em .br). Porém, este serviço pode ser contratado junto a qualquer outra empresa que o ofereça, e seja de sua preferência. Muitas empresas oferecem uma primeira anuidade grátis, porém as taxas anuais subsequentes são maiores do que tradicional, se você registrar direto no NIC.br. Fica a seu critério.
Para sites internacionais, ou com atuação global, recomenda-se utilizar a extensão ".com", o órgão responsável é a VeriSign. Clique aqui e confira a lista de órgãos responsáveis para outras extensões.
É muito comum, nessa situação, registrar o domínio ".com" por empresas nacionais, pois facilitam o pagamento (que, seria em Dollar lá fora). Empresas de Hosting, costumam oferecer esse serviço (já vamos falar dessas empresas).
Duas dicas importante:
- Registrar mais de uma terminação, é uma forma de garantir que outras empresas (concorrentes), não registrem domínios iguais ao seu, confundindo o usuário.
- Em alguns casos, recomenda-se também variações de nomes. Um exemplo, é quando a empresa tem um nome muito complicado, que pode levar o usuário, a digitar o nome errado, sendo assim, é interessante garantir o registro dessas variações de endereços, considerando a digitação errada. Sempre, levando o usuário ao seu site.
2º Passo – Hospedagem
Hospedagem, ou serviço de "hosting", é basicamente um serviço que vai armazenar todo o conteúdo do seu site, e assim, permitir que usuários de todo mundo o acessem, 24h por dia.
Existem inúmeras empresas que oferecem esse serviço, incluindo também planos que contam com o serviço de e-mail (contas de e-mail e geralmente um webmail também), que faz com que seja possível criar contas de e-mails utilizando o domínio @seusite.com.br.
3º Passo – Desenvolvimento do Site
Essa é a etapa mais complexa e demorada, para se ter um site. O desenvolvimento, envolve muitas variáveis, que dependem do objetivo e funcionalidade que se quer para a página eletrônica.
É nessa etapa, conte com o trabalho da ZeroArts para lhe oferecer uma assessoria completa. Abordando desde a parte estética quanto a parte funcional, agregando criatividade e usabilidade ao seu site.
Nós criamos um novo artigo mais específico em cada um dos itens acima: Quanto custa criar um site profissional?
Para mais informações, entre em contato conosco.